quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Artigo do Padre Mateus Maria: Dança Liturgica

SALVE MARIA IMACULADA!!!


Por várias vezes já escutei o termo "dança Liturgica", como desculpa esfarrapada para justificar a macaquice de certos padres que durante o "sacrifício da Santa Missa", ficam pulando e cantando de forma estérica e desequilibrada no altar, mandando o povo bater palmas, pular e até quase pedindo para rebolar, tudo isto, em momentos que a Santa liturgia, indica o silêncio e o recolhimento.
 
É triste notar que estes muitos sacerdotes, com ou sem o apoio do bispo diocesano estão totalmente fora da comunhão liturgica da Igreja, e estão fazendo parte de uma Igreja cismática, pois estão criando uma missa Show, uma 'nova liturgia protestante', para se aparecer, ganhar dinheiro, fazer sucesso, agradar a assembléia com homilias que não dizem nada, e depois no fim da Missa, anunciar o seu "CD", dizendo: "compre o CD, louve o Senhor, e estará ajudando a Igreja". Pura balela! Estará ajudando sim, o padre encher o bolso de dinheiro.
Dói muitas vezes escutar e por outras ver, a Santa Missa ser transformada em uma manifestação teatral, em nome da 'inculturação', que para a maldita Teologia da Libertação e para muitos grupos da Renovação Carismática, tornou-se uma abertura para evangelizar, esquecendo-se que a Liturgia Romana, o rito Latino, não inclui a dança no durante o culto liturgico.
Se pode cantar, louvar, com alegria e com muito estusiasmo, mas não se é permitido "dançar", a não ser que seja fora da celebração liturgica. A Santa Liturgia, incorporou posturas, gestos e hinos, que levam a adoração e ao recolhimento contemplativo do Mistério celebrado, incluindo sim movimentos corporais, como por exemplo, genufletir, ajoelhar-se, traçar o sinal da cruz, abrir e fechar os braços e etc.... mas não pular e dançar como se estivesse em uma 'demoteca'.... me desculpem, em uma 'cristoteca'.
Para ser sincero, alguns poderão me chamar antiquadro, quadrado e bitolado, mas não sou eu quem pensa assim, apenas digo o que pensa e diz a Igreja, pois não posso modificar ou alterar os livros liturgicos, e não posso criar uma liturgia que agrade a gregos e troianos.....
Se vai a Santa Missa para 'Culturar a Deus', de forma recolhida, contemplativa, e exteriormente bem vestidos, sem calção de banho, sunga, decotes, mini-saias, camisa regatas, bermudas e etc...
Peço que assistam o vídeo "Perguntas e Respostas" com o Em.mo Sr. Cardeal Arinze, prefeito emérito da Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Ao que sei a entrevista foi filmada em setembro de 2009, filmado em Familyland, Bloomingdale, Ohio, nos Estados Unidos.
Acesse:

meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos, Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam, e não vos amam...


Um comentário:

  1. Querido autor deste texto, estou muito ofendida ao ler essas palavras. Eu danço na minha igreja, dança liturgica, e acho, sinceramente, que o Sr.(a) esta generalizando demais. Em todas as musicas que ja dançei nunca 'rebolei' no altar, e acho isso uma completa atitude de desreipeito com o Pai. Dança liturgica é uma maneira de louvar a Deus com o que somos e temos, mostrando para ele o quanto somos gratos por seu amor e pelo perdão, e por permitir que fossemos perfeitos, assim como cantar é uma maneira de louvar. Esta escrito na Biblia Salmo 150 - Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento obra do seu poder Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com arpa. Louvai-o com adufe e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com cimbalo retumbante. TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR. Aleluia!
    Será que o Sr.(a) autor deste texto não leva em conta a veracidade das palavras de Deus escritas na Biblia? Sinto muito em lhe informar mas se a resposta for não o(a) Sr.(a) Não é relmente um cristão. Antes de redigir um texto como esse tenha embasamento veridico sobre o que escreve. Justificando o ato de pular: Pular ou saltitar traduz a alegria que sentimos em poder louvar a Deus, somente em agradecimento, sem esperar algo em troca, afinal nós nem merecemos. Sinceramente OFENDIDA espero que você reflita nessas palavras e apague este topico sem embasamento algum. Dançar, foi e sempre vai ser uma maneira de Louvor. E em relação as roupas, eu achei uma completa piada o que esta escrito neste texto, é algum tipo de humor negro? Só pode. Observe BEM as roupas de dança. Sabe porque este topico não tinha nenhum comentário? É poruque todos sabem a verdade sobre esse tipo de dança, que e é muito facil identificar quando há ou nao maldade nessas atitudes. A maldade esta nos olhos de quem vê.

    ResponderExcluir